Curso de Campo

Cultura e Conhecimento

Fortalecimento Institucional e Político

Atividades Produtivas e Geracao de Renda

Monitoramento Ambiental e Territorial

Conservação, Vida Social e Desenvolvimento: Oferece uma alternativa sustentável de geração de renda, valoriza e difunde tanto o conhecimento tradicional como aqueles interessantes para a conservação da diversidade biológica e cultural.


Desde 2007, a Associação Floresta Protegida realiza o curso de campo “Conservação, Vida Social e Desenvolvimento entre o Povo Indígena Kayapó do Sudeste da Amazônia”, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. O curso é realizado todos os anos, entre os meses de julho e agosto, na aldeia A´Ukre e na reserva do Pinkaiti, localizadas na Terra Indígena Kayapó. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade de Maryland (EUA) e a Universidade de Purdue (EUA).


O curso oferece à nossa comunidade uma alternativa sustentável de geração de renda e um papel protagônico na difusão e valorização do conhecimento tradicional, em complementariedade com o conhecimento acadêmico relevante para a conservação da diversidade biológica e cultural da Amazônia. É uma experiência de vida marcante para os participantes que podem aproximar-se de um novo olhar sobre o cotidiano da aldeia através da visita guiada pelos membros da nossa comunidade. A proposta geral é oferecer noções fundamentais sobre temas de interesse relacionados à etnografia, etnologia, biologia e ecologia por meio de seminários e vivências dentro do contexto das nossas atividades cotidianas na aldeia, nas trilhas comunitárias, no rio e nas diferentes paisagens ecológicas que compõem o mundo Mebêngôkre-Kayapó. Dentro do conteúdo programático do curso contempla-se: introdução aos povos indígenas da Amazônia com aprofundamento sobre o povo Mebêngôkre-Kayapó, ecologia de florestas tropicais com ênfase na floresta Amazônica, urbanização e desenvolvimento na Amazônia, e métodos de campo em estudos etnográficos.