Reserva do Pinkaiti

Cultura e Conhecimento

Fortalecimento Institucional e Político

Atividades Produtivas e Geracao de Renda

Monitoramento Ambiental e Territorial

É uma antiga estação de pesquisas favoráveis à preservação, conservação da natureza, sobre biodiversidade e etnobiologia




Pinkaiti é uma reserva de aproximadamente 8.000 ha localizada dentro do território da aldeia A’Ukre, a cerca de 12 km de distância dela. Também conhecida como “Projeto Pinkaiti”, a reserva foi criada em 1992 em parceria com a Conservação Internacional (CI) como resposta à intensa exploração de mogno nos territórios Mẽbêngôkre-Kayapó, que estava em seu auge naquele período. Atualmente a instituição responsável pela reserva do Pinkaiti é a Associação Floresta Protegida. 


Os principais objetivos da criação da reserva do Pinkaiti foram: estabelecer uma área de contenção à exploração madeireira, permitindo assim a conservação, o estudo e o monitoramento a longo prazo de espécies presentes no território Mẽbêngôkre-Kayapó, assim como proporcionar à A’Ukre uma alternativa econômica à exploração do mogno, que pudesse gerar renda de forma sustentável e beneficiar toda a comunidade, por meio da realização de pesquisas científicas tendo como pré-requisito a preservação da floresta. 


Duas vezes por ano realizamos a manutenção da estrutura da base de pesquisa e do sistema de trilhas que dá acesso a diferentes regiões da reserva a partir da base.


Desde sua criação, diversas pesquisas e cursos vêm sendo conduzidos na reserva do Pinkaiti e na comunidade de A’Ukre. A realização destas atividades e a entrada de pesquisadores e visitantes à reserva do Pinkaiti só é permitida após a aceitação e/ou convite da comunidade de A’Ukre e a obtenção das autorizações necessárias à realização da atividade junto às autoridades competentes (FUNAI e, caso necessário, CNPq, IBAMA, CGEN e/ou Comitê de ética em pesquisa).


Em 2015 a AFP iniciou experiência de monitoramento de fauna em um barreiro na reserva do Pinkaiti através de camera trap, e alguns resultados deste trabalho podem ser vistos na TAG das Camera Traps.






Tags

Faça uma doação



::: Camera Traps :::



FALE CONOSCO