Pré-Marcha das Mulheres Indígenas

Trabalhar em coletividade, ouvir e aprender com outras realidades de mulheres de outros territórios.


Nos dias 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023, com o tema “Vozes da Ancestralidade dos 06 biomas do Brasil”, ocorreu a etapa preparatória para a III Marcha das Mulheres Indígenas. A marcha ocorre desde 2019, quando 12 menire(mulheres) Mẽbêngôkre tiveram a oportunidade de participar através de uma iniciativa de Ô-é Paiakan Kaiapó e Maial Paiakan Kaiapó. Desde lá, as menire tem estado cada vez mais presentes, acompanhando e participando gradativamente dos espaços políticos, despertando em outras menire dos territórios Mẽbêngôkre o interesse de participar mais do movimento organizado de mulheres indígenas. Foram dias de muito aprendizado, interação com mulheres indígenas de todos os biomas brasileiros, com intuito de somar na construção de forma coletiva de uma política indígena, junto com as mulheres indígenas presentes.



O evento ocorreu no Centro de Formação em Política Indigenista da FUNAI, em Sobradinho – DF. Tuire Kayapó, Panhgroti Kayapó, Patkrete Kayapó (Bekwyjnhô), Ô-é Paiakan Kaiapó, Tânia Paiakan Kaiapó, Cayenne Paiakan Kaiapó e Irekran Kaiapó estiveram presentes. Na abertura do evento, fizeram uma apresentação com cantos e danças, como uma forma de compartilhar a sua cultura e ancestralidade. Colaboraram no planejamento interno para a marcha, que está previsto para ocorrer no mês de setembro deste ano. Discutiram coletivamente sobre temas importantes na perspectiva de incidência dentro das instituições representativas dos povos indígenas, tal como o Ministério dos Povos Indígenas, com a presença da primeira mulher indígena ministra, Sonia Guajajara. Da mesma forma, estiveram no Congresso junto à deputada Célia Xakriabá, na Funai com a sua nova presidente Joênia Wapichana e na Sesai com o secretário Weibe Tapeba. Participaram da posse ancestral da deputada eleita Célia Xakriabá, que ganhou um vestido tradicional Mẽbêngôkre das menire. Também esteve presente a primeira dama Janja, que foi presenteada com um colar das menire Mẽbêngôkre.



Além de participar da Pre-Marcha, estar em Brasília neste período proporcionou também a presença das menire Mẽbêngôkre na posse da primeira mulher indígena presidente da Funai, que agora tem o nome Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Joênia Wapichana foi conduzida ritualmente até a cerimônia de sua posse por Tuire, Pangroti, Bekwyjnhhô e Irekran no Memorial dos Povos Indígenas, um dia histórico para os povos indígenas. As menire participaram ativamente de toda a programação do evento e retornaram para suas aldeias com o entendimento do valor de sua participação em momento histórico tão importante.


Fotos: Raissa Azeredo e Ju Pesqueira

Texto: Tânia Paiakan Kaiapó