Exposição Itinerante de Cultura Kayapó

Realizamos nas cidades de São Félix do Xingú e Ourilândia do Norte nos dias 15 a 17 de Abril, a primeira Exposição Itinerante da cultura Kayapó, voltada principalmente para o público das escolas municipais de ambas cidades. A exposição, denominada “Nós, Kayapó”, levou para o espaço expositivo diversos elementos representativos da identidade étnica do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, que fazem parte da vida cotidiana, os momentos de festa e a atividade política.


Foram utilizados diferentes materiais para compôr a exposição: banners com fotos e explicações, painel expositivo das armas, artefatos totens com vestimentas tradicionais e máscaras, painel expositivo de artesanato, artefatos realizados a partir de palmeiras, exposição de videos e ambientação acústica com cânticos tradicionais.


Colaboradores da Associação Floresta Protegida atuaram como monitores que receberam os visitantes, ofereceram explicações sobre os objetivos gerais da amostra, que visa demonstrar para o público regional muitos aspectos da cultura Kayapó que muitas vezes são desconhecidos, contribuindo assim para combater estereótipos e preconceitos, e com isso demonstrar a riqueza e o valor do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, sua cultura e seu território protegido. Durante a amostra, mais de 20 mulheres receberam os visitantes com pintura corporal durante todos os dias da exposição e 17 mulheres kayapó realizaram pinturas corporais durante os dois días de exposição. Em ambas cidades a exposição foi visitada por milhares de estudantes e público geral.



Fotos de Takakto Kayapó / Coletivo Beture





Tags

Faça uma doação



::: Mídia - Mekarõ :::



FALE CONOSCO