PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM MẼBÊNGÔKRE

Como resultado do trabalho realizado pelos professores Mẽbêngôkre nas duas primeiras etapas de cursos de Formação Complementar promovidos pela Associação Floresta Protegida realizadas em 2012 e 2104, conseguimos elaborar e publicar o livro de alfabetização “Mẽprĩre kute Mẽbêngôkre kabẽn mari kadjy ’ã pi’ôk nẽ ja”.

O livro foi impresso em 2015 e já serviu como material de base para o terceiro curso de Formação Complementar de Professores, que ocorreu em outubro, na aldeia Rikaró. Nesta etapa, os professores Mẽbêngôkre elaboraram planejamentos de aulas para usar o material nas aldeias com os seus alunos.

O livro, elaborado por 57 professores do povo Mẽbêngôkre e organizado pela prof. Maria Cristina Troncarelli, teve a grafia da língua Mẽbêngôkre consensuada pelos professores indígenas, após um processo de estudo e reflexão que contou com a contribuição do linguista Lucivaldo Costa, da Universidade Federal de Marabá/PA.

O objetivo da publicação é desenvolver a alfabetização de crianças e jovens em sua língua materna através de temas significativos da cultura Mẽbêngôkre. Os professores organizaram o livro tendo como tema inicial a floresta e os recursos naturais importantes para seu povo, contemplaram a luta do povo Mẽbêngôkre para a conquista e preservação de seu território, trazendo elementos importantes da organização de sua sociedade, como as relações de parentesco, os adornos, festas e rituais, a medicina tradicional, as roças e os seus produtos. Por isso é fundamental que os professores Mẽbêngôkre sejam os protagonistas das escolas de suas aldeias, nas aulas, na gestão escolar e na elaboração de materiais didáticos específicos, pois somente eles possuem conhecimentos sobre a cultura de seu povo e a habilidade para transformar a escola, de fato, em um espaço de valorização linguística e cultural.

Este é o primeiro livro de uma série de publicações da AFP, a serem escritas e organizadas pelos professores Mẽbêngôkre ao longo deste processo de formação, com a colaboração de especialistas em educação indígena. Está prevista a publicação de ao menos 5 livros nos próximos 10 anos, com temática variadas e sempre na língua indígena. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de um método escolar diferenciado, de qualidade e específico para o povo Mẽbêngôkre.

Baixe o livro: