PGTA T.I. LAS CASAS

Com a missão de auxiliar e promover a autonomia do povo indígena Mẽbêngôkre a fazer o melhor uso de seu território e recursos naturais, a AFP com apoio do Ministério do Meio Ambiente, iniciou em março de 2014 os trabalhos para a elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Las Casas.

O PGTA vem sendo construído de maneira dinâmica, atuando com diversas ferramentas colaborativas de trabalho, onde todos os habitantes da Terra Indígena são convidados a participar da construção do Plano. Com intuito de fortalecer o protagonismo indígena, uma vez que são os próprios indígenas, tanto da aldeia Kaprankrere como da aldeia Tekrejarotire (também conhecida como Las Casas), os responsáveis pela elaboração do PGTA. O Plano tem como uma de suas diretrizes valorizar o conhecimento dos Mẽbêngôkre sobre seu espaço, seu território e seus recursos naturais.

A partir da demarcação desta Terra Indígena, concluída em 2002, os Mẽbêngôkre vêm enfrentando vários desafios para garantir uma melhor qualidade de vida. Alguns dos problemas que enfrentam vêm de fora desse território, como o crescimento da ocupação no entorno com fazendas de gado, assentamentos, caça e pesca irregular, além da dificuldade para a desintrusão de fazendeiros que insistem em permanecer em nossas terras. Outros desafios surgem no interior desse território, como o crescimento da população indígena, a baixa qualidade do solo (após anos de ocupação não-indígena especialmente com pastagens), a necessidade de mais áreas para roça e intensificação no uso e consumo de recursos naturais na região.

O professor indígena e também tradutor do PGTA da aldeia Las Casas, Bekó, fala: “Nós esperamos que o trabalho do PGTA, ajude a minha comunidade na preservação de nossa terra e que a gente consiga trazer projetos que tragam mais saúde e educação para minha aldeia. Todos nós queremos ver nossos rios e córregos limpos e que não tenha mais invasão de kuben (brancos) em nossa T.I., porque só assim seremos felizes e conseguiremos deixar uma terra boa para nossos filhos e netos.”

Atualmente o PGTA Las Casas, encontra-se em fase de conclusão, restando agora a publicação do livro e entrega do produto final à comunidade. O vídeo produzido pelos cinegrafistas indígenas que procura mostrar a realidade do povo Mebengokré-Kayapó da TI Las Casas e o processo de elaboração do PGTA já foi publicado, e pode ser assistido aqui:

Imagens relacionadas a este projeto: