JABORANDI

Em 2013 a AFP e a CooBa-Y, em parceria com a FUNAI, iniciaram uma experiência piloto para estruturação da cadeia produtiva do jaborandi (Pilocarpus microphyllus), espécie arbustiva abundante no território de muitas comunidades Kayapó. O jaborandi apresenta grande potencial comercial junto às indústrias farmacêutica e de cosméticos. Das folhas desta espécie extrai-se a pilocarpina, princípio ativo utilizado no tratamento do glaucoma.

O Jaborandi, que já foi conhecido como “ouro verde” por trabalhadores advindos do garimpo na década de 80, é considerado pelo IBAMA, desde 1992, espécie ameaçada de extinção, tendo como principais causas sua exploração predatória e o intenso desmatamento de áreas de sua ocorrência natural. Nesse contexto, a T.I. Kayapó, por sua grande extensão, excelente estado de conservação e pela abundância de jaborandi, representa um território estratégico para a conservação desta espécie, assim como para o desenvolvimento de um modelo sustentável para sua exploração. Um dado interessante da espécie é que as plantas nativas tem uma quantidade muito maior do principio ativo do que as cultivadas.

Entretanto, por dificuldade de encontrar mercado para a folha, a atividade foi interrompida em 2014, e atualmente busca empresas interessadas numa parceria para voltar fazer o manejo e comercialização da espécie.

Imagens relacionadas a este projeto: