INICIATIVA DE TURISMO DE PESCA ESPORTIVA

A iniciativa de pesca esportiva da comunidade de Kendjam foi desenvolvida para a modalidade de “pesca com mosca” (fly fishing) com soltura obrigatória e será oferecida para grupos pequenos (máximo de 6 turistas/semana) por um curto período de tempo (máximo de 8 semanas/ano), visando reduzir a possibilidade de impactos ambientais e socioculturais.

A comunidade de Kendjam está localizada na margem direita do rio Iriri, na Terra Indígena Menkragnoti, e vem desenvolvendo esta iniciativa de pesca esportiva desde 2013, em parceria com a Associação Floresta Protegida e a empresa especializada em pesca esportiva Untamed Angling, e com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Instituto de Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Uma etapa piloto foi realizada em agosto de 2015, com curta duração (um mês) e para um público bastante restrito (4 turistas/semana), com o objetivo de proporcionar à comunidade de Kendjam um primeiro contato com este tipo de iniciativa e o aprimoramento da proposta final a ser encaminhada à FUNAI, de acordo com a Instrução Normativa no. 3/2015 de 11 de junho de 2015, que estabelece normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em Terras Indígenas.

Os resultados desta etapa piloto foram extremamente positivos e agradaram tanto a comunidade de Kendjam e os indígenas diretamente envolvidos na iniciativa, quanto os turistas que participaram da mesma. A AFP está finalizando a proposta final a ser encaminhada à FUNAI, assim como a formalização, junto com o IBAMA, dos estudos ambiental e sociocultural desta iniciativa.

Imagens relacionadas a este projeto: