COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES KAYAPÓ

Este Programa tem como objetivo desenvolver uma formação complementar específica para os professores Mẽbêngôkre, contemplando estudos de sua língua, de sua história, de seus conhecimentos e práticas culturais, de maneira que esses professores e suas comunidades estejam mais preparados para serem os protagonistas na elaboração de propostas específicas de ensino em suas escolas, incluindo a elaboração de materiais didáticos em sua língua materna e na língua portuguesa, como segunda língua.

Uma das principais metas é possibilitar que a alfabetização dos alunos seja realizada em sua própria língua e que a língua Mẽbêngôkre esteja presente na escola como uma disciplina específica, assim como instrumento de ensino em todas as outras disciplinas do currículo escolar.

O Programa, promovido pela Associação Floresta Protegida, teve inicio em 2012 e vêm sendo coordenado, desde então, pela educadora Maria Cristina Cabral Trocarelli, que tem ampla experiência na temática e um comprometimento e dedicação singular com o Povo Mẽbêngôkre e com a excelência nos resultados do trabalho.

Já foram realizados 3 cursos de formação complementar de Professores, sendo o primeiro em 2012, na cidade de Tucumã, o segundo em 2014, na aldeia Pykarãrãnkre e o terceiro em 2015 na aldeia Rikaró. Está prevista a realização de mais um curso no ano de 2016, e a expectativa é continuar realizando ao menos um curso por ano ao longo dos próximos anos.

O desejo manifestado por jovens professores Mẽbêngôkre em preservar e defender seu território foi um grande motivação para este processo de formação, assim como contribuir para transformar a escola em um espaço de valorização e de estudo de sua língua e dos conhecimentos tradicionais de seu povo. Esperamos fazer da escola indígena um espaço que passe a trabalhar temas como a defesa dos direitos indígenas, política, prevenção de doenças, entre outros temas significativos para suas comunidades, a partir do ponto de vista, dos conhecimentos e da cultura indígena.

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