ENERGIA SOLAR

O trabalho da AFP relacionado a geração de energia solar para as aldeias e comunidades Mẽbêngôkre se divide em duas frentes: geração de energia para uso doméstico (iluminação e carregador USB) e para uso comunitário – Casa da Energia, ou romnó nhõ kikre. As experiências piloto com geração de energia para uso doméstico tiveram início em 2015 com a compra e distribuição de modelos de lanternas e carregadores USB movidos a energia fotovoltaica com tecnologia e design de ponta. Estas lanternas foram adquiridas a preço de custo, através de parcerias com as empresas MateriaBrasil e Schneider Electric. As lanternas foram avaliadas e aprovadas pelas comunidades Kayapó, e a aquisição e distribuição em larga escala (para todas as casas) está prevista para o segundo semestre de 2016.

Já a Casa da Energia pretende criar um espaço para o uso comunitário, social e produtivo da energia elétrica. Além da geração de energia 110/220 volts, a Casa da Energia será equipada com aparelhos eletroeletrônicos como computadores, equipamentos de audiovisual, freezer, etc. Estamos ainda buscando apoio para prover sinal de internet. Logo em seguida à instalação dos sistema de geração e dos equipamentos, terão inicio os processos de formação e capacitação de indígenas para o uso social dos mesmos. Este é um projeto estratégico com forte interface com diversos outros projetos da AFP, como Formação Audiovisual, Gestão e Monitoramento ambiental e territorial, dentre outros.

Dentre as atribuições no eixo Educação e Cultura, o projeto de geração de energia sustentável poderá possibilitar o funcionamento da escola durante a noite de forma que adolescentes que já possuem obrigações na comunidade possam continuar estudando; assim como promover o registro e difusão de rituais e histórias tradicionais preservando e transmitindo a cultura Kayapó, através de um intercâmbio cultural com outros jovens, indígenas e não-indígenas de diferentes contextos socioculturais, com intuito de trocar experiências através de plataformas digitais.

Imagens relacionadas a este projeto: