CURSO DE CAMPO

Desde 2007, a Associação Floresta Protegida realiza, a convite da comunidade de A’Ukre, o curso de campo “Conservação, Vida Social e Desenvolvimento entre o Povo Indígena Kayapó do Sudeste da Amazônia”, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. O curso é realizado todos os anos, por volta dos meses de julho / agosto, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade de Maryland e, desde 2013 também em parceria também com as Universidade de Uberlândia e Universidade de Purdue.

Os principais objetivos do curso são oferecer à comunidade da aldeia A´Ukre uma alternativa sustentável de geração de renda, já que cada estudante paga uma taxa de entrada e são contratados diversos guias e auxiliares Kayapó; e ao mesmo tempo, capacitar estudantes em temas relevantes para a conservação da diversidade biológica e cultural da Amazônia através de uma vivência na aldeia Kayapó de A´Ukre, na reserva do Pinkaiti e na região das cidades de Marabá, Tucumã, São Félix do Xingu e Belém.

Os alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco do cotidiano da aldeia e da reserva do Pinkaiti, sempre acompanhados por guias Kayapó. São oferecidos no máximo dois cursos por ano, para um número reduzido de alunos (máximo de 15 estudantes) e de curta duração. A iniciativa não possui objetivos científicos de coleta de informações.

Imagens relacionadas a este projeto: