COOPERATIVA KAYAPÓ DE PRODUTOS DA FLORESTA

Com intuito de otimizar a eficiência na gestão das iniciativas destinadas à geração de renda, em 2011 a AFP apoiou a constituição da Cooperativa Kayapó de Produtos da Floresta – COOB -Y. Em 2012 a CooBaY passou a contar um técnico / gestor com dedicação exclusiva, o que se mostrou fundamental como estratégia de garantir a organização dos processos de aquisição de produtos das comunidades Kayapó e sua comercialização, e, principalmente, o complexo controle financeiro e a gestão de cada cadeia produtiva.

Em função da expansão das atividades agroextrativistas apoiadas pela AFP, tanto em relação ao volume de recursos movimentado quanto ao número de famílias e comunidades Kayapó envolvidas, foi contratado também um especialista em Assistência Técnica e extensão rural (ATER), que garanta a necessária presença nas aldeias para orientações específicas sobre distintas cadeias produtivas. Este profissional, atuando em parceria com o gestor da COOB -Y, tem a função de articular e organizar com as comunidades Kayapó questões específicas de cada cadeia produtiva, assim como atender demandas específicas por assistência técnica como, por exemplo, a criação de pequenos animais, o controle de pragas, o cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

A CooBaY funciona em uma sala dentro da sede da AFP, e conta com o apoio sempre presente do corpo técnico – indígena e não indígena – da AFP.

Imagens relacionadas a este projeto: